CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR NO ENEM 2012

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2012 apresentou 10 questões (22,2% do total) explorando o uso de imagens ou gráficos. Fica evidente a importância dos recursos visuais (para professores e alunos) como instrumentos capazes de promover o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas na área de humanidades. Devido à importância do tema vamos fazer algumas considerações básicas. Em primeiro lugar, imagens são textos com autoria, contexto social, intencionalidade e público alvo. Ou seja, as imagens não são neutras e carregam consigo uma grande variedade de informações a serem interpretadas pelos leitores. Disputas políticas, religiosas, culturais, econômicas ou de qualquer outra natureza são travadas fazendo uso do suporte visual. Existe um mundo caracterizado pela guerra das imagens. Desenvolver competências para interpretá-las é fundamental, não apenas para realizar a prova do ENEM, mas principalmente para compreender a sociedade imagética na qual vivemos hoje.

Para demonstrar como o suporte visual é explorado na prova de Ciências Humanas no ENEM escolhi uma imagem para desenvolver uma análise mais detalhada. A imagem é a capa da revista nº 1 do Capitão América, publicada nos EUA em março de 1941. Recentemente o filme deste super-herói (Capitão América: o primeiro vingador) chamou a atenção pela sua abordagem histórica. Professores e alunos devem ficar atentos aos filmes que exploram temas históricos, misturando realidade e ficção, uma vez que eles podem ser apropriados para a elaboração de itens do ENEM. Na imagem escolhida para a análise o Capitão América aparece aplicando um soco na cara de Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista. A iconografia foi utilizada como suporte para explorar o conteúdo da Segunda Guerra Mundial e o conceito de totalitarismo. Dessa forma, os alunos deveriam compreender o motivo que levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial, cujo fator imediato está relacionado ao ataque japonês à base naval de Pearl Harbor*. Naquela época (primeiras décadas do século XX) o Japão era uma potência industrial e imperialista com interesses geopolíticos na região do Oceano Pacífico, dominada pelos norte americanos. Era de fundamental importância que os estudantes soubessem que o Japão fazia parte de uma aliança composta por Alemanha e Itália. Alemães e italianos foram responsáveis pela construção de regimes políticos totalitários no contexto pós Primeira Guerra Mundial e Crise de 1929. Tais modelos políticos eram o nazismo e fascismo, respectivamente. O totalitarismo de direita (praticado por Alemanha e Itália) tinha como fundamentos básicos o combate ao liberalismo e aos governos constitucionais e democráticos, justamente os valores defendidos e valorizados pela República dos Estados Unidos da América.  Este é o significado da imagem. Quando o Capitão América aplica o soco na cara de Hitler enfatiza-se a luta de sociedades com modelos rivais e antagônicos. O Capitão América, vestido com as cores da bandeira dos EUA, é o símbolo da luta do bem contra o mau, da liberdade contra a tirania, da democracia contra o totalitarismo, da paz contra a guerra. Todo este conteúdo está inserido na exploração do suporte visual da questão, sendo que a resposta correta é aquela que menciona a luta dos EUA contra os regimes totalitários no contexto da Segunda Guerra Mundial. Outras habilidades foram avaliadas na questão. A capacidade de contextualizar no tempo e no espaço a criação do Capitão América também foi avaliada. As opções poderiam levar os estudantes a confundirem a participação dos EUA em outros conflitos internacionais, tais como a Primeira Guerra Mundial, a Guerra Fria e o combate ao terrorismo após os ataques de 11 de setembro de 2001. Dessa forma, fica evidente que localizar cronologicamente os fatos históricos era crucial para acertar a questão. No próximo post de nosso blog iremos analisar outras imagens exploradas na prova de Ciências Humanas do ENEM 2012.

*É importante ressaltar que a revista foi lançada em março de 1941 e o ataque japonês só aconteceu em dezembro do mesmo ano.

ARTIGOS RELACIONADOS

NAZISMO, FASCISMO E TOTALITARISMO

NEONAZISTAS NO BRASIL

DUELO NA SEGUNDA GUERRA: NAZISTAS X MARSELHESA

PARÓDIAS DE HITLER NA INTERNET

Para adicionar comentários, você deve ser membro de HISTORIAÇÃO HUMANAS.

Join HISTORIAÇÃO HUMANAS

Comentários

  • As dicas que são apresentadas neste texto são fundamentais para a interpretação de textos diversos.

  • Seu texto me remete à pesquisa que estou desenvolvendo no doutorado sobre o hipertexto.Gostei!

This reply was deleted.

FAÇA-NOS UMA DOAÇÃO

CANAL YOUTUBE

AULAS DIGITAIS

FACEBOOK

GOOGLE +

TWITTER