fbpx
Canal de História no YoutUbe Historiação Humanas

Canal de História HistoriAção Humanas: YouTube

HistoriAção Humanas é um canal de História no YouTube criado por Jener Cristiano Gonçalves, Mestre em História pela UFMG. Hoje o canal conta com 106.000 inscritos e mais de 9 milhões de vídeos assistidos.

Os vídeos do canal fazem parte do Projeto YouTube Educação, uma parceria entre Google e Fundação Lemann. Além disso, HistoriAção Humanas faz parte do time de Especialistas do Passei Direto, a maior rede de compartilhamento de estudos do Brasil.

Canal de História no YouTube: HistoriAção Humanas.

Narrativas Visuais

Historiação Humanas: narrativas visuais para você nunca mais esquecer! Esta é a principal característica deste canal de História no YouTube.

Eu sou um aprendiz extremamente visual. Sempre que começo a desenvolver uma ideia ela sempre surge em minha mente como uma imagem.

Quando estou estudando um assunto complexo em um livro preciso converter o texto em imagens para obter uma adequada compreensão do assunto.

As narrativas visuais são extremamente poderosas. Pesquisas recentes indicam que o cérebro humano é capaz de processar imagens 60 mil vezes mais rápido se comparado com mensagens em forma de texto.

Isto se explica porque a visão foi um dos sentidos mais necessários para que os seres humanos conseguissem sobreviver no passado.

Ou você se protegia por meio da identificação visual das ameaças ou então morria. A linguagem escrita desenvolveu-se muitos milênios depois. Então, podemos tirar uma conclusão.

Uma informação visual é processada e interpretada quase instantaneamente pelo cérebro humano. Não há como deixar de explorar este recurso em qualquer processo de comunicação.

Por mais incrível que pareça, a escola e a grande maioria dos professores parece menosprezar e até mesmo debochar de uma das mais poderosas habilidades do cérebro humano.

Escuto com frequência na sala dos professores a seguinte piada: “você entendeu o que eu disse ou vou precisar desenhar? ”

No meu caso o desenho mental sempre vem antes do texto. Esta piada corriqueira nas escolas brasileiras (e também em outras partes do mundo) sugere que as pessoas que costumam representar visualmente suas ideias possuem o raciocínio mais lento, além de apresentar dificuldade de compreensão, quando na verdade trata-se exatamente do contrário.

Comunidade HistoriAção Humanas

Albert Einstein desenvolveu a sua incrível Teoria da Relatividade explorando representações visuais de todos os ângulos possíveis.

Os nazistas, sob o comando de Adolf Hitler, utilizaram as imagens em sua propaganda política como ninguém havia feito antes e até os dias de hoje a suástica nazista é um símbolo poderoso que extrapola a morte de seu criador.

Foi assim que nasceu Historiação Humanas. Primeiro um blog, que evoluiu para um site e depois transformou-se em um dos mais respeitados canais de História e Ciências Humanas do Youtube brasileiro.

Essa evolução foi lenta e durante o processo as representações visuais do pensamento tornaram-se cada vez mais elaboradas.

O cérebro humano tem a capacidade de fotografar as imagens em nossa memória, possibilitando a compreensão e recuperação das informações de forma muito mais rápida, eficiente e agradável.

Imagens têm o potencial de tornar simples aquilo que é complexo. Explore este incrível potencial desenvolvido durante milhões de anos pela espécie humana e, dessa forma, aprender qualquer assunto, por mais difícil que pareça, será uma tarefa muito mais produtiva.

Acompanhe as nossas aulas e se deixe conquistar pelo poder das imagens!

Conheça Melhor o Professor do Canal

Aula na Lousa: Lei de Terras 1850 | Segundo Reinado | Bill Aberdeen | Lei Eusébio de Queiros Escravidão e Imigração

Em 2020, antes mesmo da Pandemia que marcará a história deste século, resolvi iniciar as aulas na lousa. Narrativas visuais fazem bem, mas o meu rosto não aparecia.

A aula de História na lousa faz parte de meu cotidiano, mas nunca tinha testado a gravação de aulas neste formato.

Gostei da experiência pois pude me soltar e mostrar que também é possível produzir boas aulas com recursos mais tradicionais.

A parte mais chata é a iluminação do quadro branco. É difícil demais encontrar uma configuração adequada para que não fiquem reflexos no quadro. Tirando isso estou gostando da experiência.

Blog HistoriAção Humanas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 107 mil inscritos no YouTube e 9.200.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Send this to a friend