Em Nome da Arte: Um Filho da Puta no Museu de Doncaster

Imagine você fazendo uma visitação ao Doncaster Museum Service (Inglaterra) e se deparar com um legítimo Filho da Puta no meio do caminho.

Filho da Puta é o nome do cavalo e também do quadro pintado por John Frederick Herring no ano de 1815. Segundo uma das versões da época o dono do cavalo conhecia bem a língua portuguesa e registrou esse nome após ser abandonado por sua esposa, que havia fugido com outro homem.

O que ninguém poderia imaginar é que Filho da Puta traria alegrias para seu proprietário anos depois. O cavalo venceu em 1815 uma famosa corrida na Inglaterra chamada St Leger Stakes.

O certo é que Filho da Puta ficou muito famoso depois dessa vitória e durante alguns anos os ingleses gritavam seu nome com entusiasmo durante as competições. Imaginem as arquibancadas com todos gritando “Go Filho da Puta!”.

Mais puto ainda devia ficar o jóquei, pois era costume nessa época fazer uma pintura com o vencedor da corrida e a obra levava o nome do cavalo e não se seu condutor.

Conheci a história de Filho da Puta pela primeira vez em 1997, quando estava lendo o romance histórico de Jô Soares intitulado O Xangô de Baker Street. 

Foi uma leitura muito agradável e com muitos risos nas páginas em que Filho da Puta surgiu. Naquele momento pensei ser pura ficção por parte de Jô Soares, pois em romances históricos é difícil separar o real do ficcional.

Quase 10 anos depois descobri, por meio de uma reportagem produzida pelo canal Globo News, que a história de Filho da Puta era verdadeira e que havia sido brilhantemente apropriada por Jô em seu livro.

Se você quiser mais informações sobre como encontrar este Filho da Puta na Inglaterra basta acessar este link aqui.

Mapas Mentais e Infográficos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.