Governo Geisel 1974-1979 Resumo

Governo Geisel Resumo (1974-1979)

Introdução

Aqui você vai encontrar um resumo sobre o Governo Geisel, um dos momentos da Ditadura Militar no Brasil.

Nesta aula vamos analisar:

  • o início do processo de abertura política lenta, gradual e segura
  • o novo momento da Guerra Fria na década de 1970, conhecido como Coexistência pacifica, responsável por redefinir as relações entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS).
  • O Fim do Milagre Econômico Brasileiro e a Crise Internacional do Petróleo.

Este novo contexto das relações internacionais refletiu diretamente no regime militar implantado no Brasil.

Como foi o governo de Geisel?

Ernesto Geisel foi presidente durante a Ditadura Militar (1974 e 1979), momento da abertura política “lenta, gradual e segura” no contexto de distensão da Guerra Fria (Coexistência Pacífica). Houve o fim do Milagre Econômico Brasileiro, a Crise do Petróleo e o início do Programa Proálcool.

Abertura Lenta, Gradual e Segura

A principal característica do governo de Ernesto Geisel, transcorrido entre 1974 e 1979, foi o início de um processo de abertura política do país. De acordo com as palavras do próprio presidente esta abertura política deveria ser “lenta, gradual e segura”.

Nós precisamos entender melhor o que significa uma abertura política “lenta, gradual e segura”. Em primeiro lugar é preciso compreender o contexto histórico internacional no qual foi tomada esta nova direção do governo militar.

Nós precisamos compreender o que estava acontecendo no mundo na década de 1970 para que haja um bom entendimento do motivo pelo qual os militares brasileiros resolveram colocar em prática um processo de abertura política em nosso país.

Em nossa aula número 2 nós vimos que a implantação de regimes ditatoriais no Brasil e na América Latina foram influenciados pelo contexto da Guerra Fria.

Depois da Revolução Cubana e da Crise dos Mísseis em Cuba os Estados Unidos passaram a apoiar e financiar a instalação de governos militares na América Latina para impedir o surgimento de novos governos socialistas apoiados pela União Soviética.

Governo Geisel 1974-1979 Resumo: Abertura Lenta, Gradual e Segura [Ditadura Militar Características]

Guerra Fria e a Coexistência Pacífica

Na década de 1970 as coisas mudaram significativamente.

Se no início da década de 1960 o mundo ficou à beira de uma guerra nuclear envolvendo Estados Unidos e União soviética, na década seguinte as duas maiores potências do planeta adotaram a “POLÍTICA DE COEXISTÊNCIA PACÍFICA”.

A coexistência pacífica teve como principal característica uma série de tentativas de aproximação entre norte-americanos e soviéticos com a intenção de reduzir a confrontação armada entre os dois países, uma vez que esta disputa apresentava a possibilidade de uma guerra nuclear.

Para que você tenha ideia dos esforços de diálogo feitos entre Estados Unidos e União Soviética basta lembrar que ocorreu até mesmo uma visita do presidente soviético Nikita Kruschev aos EUA para discutir acordos diplomáticos para restringir a produção de armas nucleares.

Durante a década de 1970 ocorreu uma relativa flexibilidade nas relações envolvendo Estados Unidos e União Soviética.

Ou seja, a abertura política “lenta, gradual e segura” proposta pela Ditadura Militar brasileira era um reflexo do momento vivido na Guerra Fria.

A flexibilidade nas relações envolvendo EUA e União Soviética produziu uma flexibilidade relativa na Ditadura Militar implantada no Brasil

O que o presidente Geisel queria dizer com sua abertura política “lenta, gradual e segura” é que o Brasil seria lentamente, muito lentamente redemocratizado de acordo com os limites e condições impostas pelos militares.

HistoriAção Banner de Inscrição YouTube

O Fim do Milagre Econômico Brasileiro

Uma das principais características do governo de Ernesto Geisel foi o fim do milagre econômico brasileiro.

A partir de 1974 o Brasil sentiu o impacto da Crise do Petróleo, responsável por afundar a economia mundial em uma longa recessão econômica.

No Brasil, assim como no restante do mundo, a diminuição da atividade econômica gerou desemprego, redução das trocas comerciais entre os países e inflação.

Esses efeitos foram sentidos ao longo de toda a década de 1980. O aumento dos juros no mercado internacional fez a dívida externa brasileira alcançar patamares inéditos.

A dívida brasileira que era de 3,9 bilhões de dólares em 1964 atingiu o valor de 43,5 bilhões de dólares no ano de 1978.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A Crise do Petróleo

A Crise do Petróleo e o fim do Milagre Econômico Brasileiro sinalizavam que tempos difíceis estavam chegando para ficar por um prazo que ninguém era capaz de prever.

Com o objetivo de tentar reverter os resultados negativos deste novo contexto econômico o governo brasileiro promoveu o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).

Investimentos significativos foram feitos no setor petrolífero, tendo início a extração de petróleo em águas profundas, uma inovação tecnológica genuinamente brasileira.

Proálcool: tecnologia genuinamente brasileira

Outra inovação tecnológica de destaque foi Proálcool, um programa que desenvolveu a utilização do etanol como combustível. É importante ressaltar a importância desse desenvolvimento tecnológico.

Veja bem, atualmente o mundo inteiro discute o desenvolvimento econômico sustentável, principalmente por meio da redução das emissões de CO² em função da destruição da camada de ozônio e do consequente aquecimento global.

Em plena década de 1970 o Brasil desenvolveu um combustível altamente sustentável. Durante a primeira fase de seu ciclo de produção o Etanol é uma planta (a cana de açúcar, consumindo gás carbônico e produzindo oxigênio durante seu processo de fotossíntese).

Quando o caldo da cana é processado industrialmente ele se transforma em etanol (o álcool combustível, desta vez emitindo CO²).

Ou seja, a mais de 40 anos atrás o Brasil foi capaz de produzir uma alternativa energética inovadora e altamente sustentável quando comparada com a utilização do petróleo.

Ninguém entende mais de cana de açúcar do que Brasil. Nós plantamos cana de açúcar a mais de 400 anos.

O Brasil desenvolveu um conhecimento a respeito de solos, climas e de variedade de cana de açúcar que é único no mundo. Ou seja, o potencial de exploração desta tecnologia ainda é muito grande.

Neste período nós tivemos ainda acordos assinados entre Brasil e Alemanha Ocidental com o objetivo de construir as usinas termonucleares de Angra dos Reis.

E assim nós terminamos a primeira aula sobre o governo de Ernesto Geisel. Em nosso próximo vídeo vamos analisar os avanços e os retrocessos do processo de aberta política “lenta, gradual e segura” da Ditadura Militar brasileira.

Inscreva-se em nosso canal, curta, comente e compartilhe nossos vídeos entre seus amigos.

Compartilhe esta informação e ajude a manter o canal Historiação Humanas. Desde já, o nosso muito obrigado! Um forte abraço e até a nossa próxima aula!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.