Governo Médici Resumo 1969-1974

Governo Médici Resumo (1969-1974)

Neste artigo vamos finalizar a análise do governo do terceiro presidente da ditadura militar no Brasil: Garrastazu Médici, ocorrido entre os anos de 1969 e 1974.

Como vimos nas aulas anteriores o governo do presidente Médici ficou conhecido como os “Anos de Chumbo”. Para que um governo tão violento e repressivo se sustentasse por muito tempo era necessário que houvesse o apoio da maior parte da população.

Este apoio foi conseguido em grande parte explorando os sucessos do futebol brasileiro e do Milagre Econômico Brasileiro. Vamos analisar detalhadamente como isso aconteceu.

Governo Médici Resumo 1969-1974

Copa do Mundo de 1970

Um dos mais importantes instrumentos de propaganda do governo militar foi o tricampeonato conquistado pela seleção brasileira de futebol no México em 1970.

O futebol era uma paixão nacional, um esporte amado por todo povo. Lembre-se que na década de 1970 não existia a popularidade de outros esportes para competir com o futebol da mesma forma que acontece nos dias de hoje.

Portanto, em 1970 a idolatria do povo pela seleção brasileira era muito maior do que nos dias atuais. Quando a seleção brasileira comandada por Pelé conquistou a taça do tricampeonato no México em 1970 foi criada uma grande oportunidade de exploração política do evento a favor do governo da Ditadura Militar.

Aquela conquista teria sido apenas mais um reflexo do desenvolvimento e da competência alcançada pelos brasileiros sob a responsabilidade dos militares. 

Ninguém segura este país!

Futebol e Propaganda Política na Ditadura Militar

Um dos slogans criados neste período foi “NINGUÉM SEGURA ESTE PAÍS!”. Ou seja, sob o comando dos militares o Brasil teria muito mais conquistas a fazer, pois os militares seriam mais capacitados para comandar o país do que qualquer outro grupo.

Junto com a conquista da Copa do Mundo de 1970 houve ainda a exploração política do Milagre Econômico Brasileiro. O crescimento da economia foi outro importante motivo para que as camadas populares apoiassem o regime militar.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O Tricampenonato Mundial + Milagre Econômico Brasileiro

O Milagre Econômico Brasileiro teve como consequências a maior oferta de empregos, o aumento dos níveis de consumo, a vinda de empresas multinacionais e um forte aumento das taxas do Produto Interno Bruto.

A forte elevação do PIB de 4% em 1968 para 14% em 1973 fez o Brasil alcançar o posto de 8ª maior economia do mundo. Obviamente isto era motivo de orgulho por parte dos brasileiros.

Dessa forma, os bons números da economia também foram utilizados como instrumento de propaganda do governo. O Milagre Econômico Brasileiro era mais um sinal evidente da eficiência e da competência da administração liderada pelos militares no Brasil.

Desigualdade e Concentração de Renda

Quando o Ministro Delfim Neto foi questionado a respeito da concentração de renda e do arrocho salarial dos trabalhadores ele disse que era preciso “fazer o bolo crescer” para só então dividi-lo com a população. Passados mais de 40 anos desde esta declaração do ministro Delfim, o Brasil continua sendo um dos países com a maior concentração de renda do mundo.

Em nossa próxima aula daremos início ao estudo do governo de Ernesto Geisel, o quarto presidente da Ditadura Militar.

Inscreva-se em nosso canal, curta, comente e compartilhe nossos vídeos entre seus amigos.

HistoriAção Banner de Inscrição YouTube

Compartilhe esta informação e ajude a manter o canal Historiação Humanas. Desde já, o nosso muito obrigado! Um forte abraço e até a nossa próxima aula!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.