fbpx
Iluminismo Adam Smith: A Riqueza das Nações

Iluminismo Adam Smith Resumo: A Riqueza das Nações

No contexto econômico do Iluminismo Adam Smith foi o principal representante do Liberalismo Econômico.

Ele escreveu A Riqueza da Nações e criou a alegoria da Mão Invisível para simbolizar a ideia de não intervenção do Estado na economia.

A complexidade da divisão e especialização do trabalho na produção de manufaturas tornou-se mundialmente famosa no exemplo da Fábrica de Alfinetes.

Adam Smith nasceu na Escócia em 1723 e faleceu em 1790 aos 67 anos.

Ele é considerado o “Pai” da Economia Política e é também o principal representante da Escola do Liberalismo Econômico Clássico, também conhecida como Escola Inglesa do Liberalismo Econômico.

Vídeo aula: Iluminismo Adam Smith.

A Riqueza da Nações

A principal obra de Adam Smith foi o livro intitulado “A Riqueza das Nações”, escrito no ano de 1776.

Como um legítimo representante do Liberalismo Econômico Adam Smith defendia a ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver.

Em outras palavras, Adam Smith era contra o mercantilismo, contra a intervenção do Estado na economia e contra o estabelecimento de monopólio comerciais.

Eu sei que estou sendo repetitivo, pois isso já foi dito várias vezes na aula anterior.

Mas, o meu objetivo é que não fique nenhuma dúvida sobre a oposição de ideias existente entre Mercantilismo e o Liberalismo Econômico.

A Mão Invisível do Mercado

Adam Smith e a Mão Invisível
Adam Smith e a Mão Invisível

Agora vem uma das partes mais importantes desta aula. Adam Smith utiliza a “Mão Invisível” do mercado para simbolizar as leis naturais que regem a economia.

A “Mão Invisível” é uma alegoria, uma metáfora criada para dizer que a economia em todo mundo é organizada a partir de leis naturais e que não é necessária nenhuma intervenção do Estado para corrigi-la e equilibrá-la.

BANNER INSCRIÇÃO NO YOUTUBE 2

Liberalismo Econômico Clássico

A Economia é autorregulada pelas suas próprias leis naturais. Um exemplo dessas tais leis naturais da economia é a Lei da Oferta e da Procura.

De acordo com esta lei, quando existe uma grande oferta de um produto no mercado e a procura por ele é baixa o seu preço cai.

Por outro lado, quando existe a pequena oferta de um produto no mercado e a procura por ele é elevada o seu preço sobe.

A situação ideal seria de equilíbrio entre Oferta e Procura, mantendo o mercado estável e em bom funcionamento.

Segundo Adam Smith a ‘Mão Invisível’, ou seja, as Leis Naturais da economia, seria a responsável por manter o equilíbrio entre Oferta e Demanda, evitando assim que ocorressem crises econômicas de grandes proporções.

Em outras palavras, o mercado seria autorregulado por Leis Naturais e não seria necessária nenhuma, nenhuma intervenção do Estado para manter o equilíbrio da economia. 

Ainda de acordo com Adam Smith a livre concorrência entre os agentes econômicos teria a função de regular o mercado, provocando a queda dos preços e inovações técnicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A Divisão do Trabalho

No seu livro “A Riqueza das Nações” Adam Smith defende que o desenvolvimento e o bem-estar de uma nação tem a sua origem no seu crescimento econômico e da divisão do trabalho.

Aliás, a divisão e a especialização do trabalho têm uma importância central no pensamento de Adam Smith. Em outras palavras, para Adam Smith a divisão e a especialização do trabalho é uma das origens da riqueza de uma nação.

É altamente recomendável que você assista a um vídeo que já foi produzido aqui em nosso canal sobre o famoso caso da “Fábrica de Alfinetes”, em que Adam Smith analisa o impacto da divisão e da especialização do trabalho na produção de manufaturas.

O link para este vídeo está disponibilizado aqui.

Volto a repetir. A divisão e a especialização do trabalho são fundamentais para compreender o pensamento liberal de Adam Smith, pois são consideradas fontes fundamentais para a riqueza das nações a partir da produção de manufaturas.

Em nosso próximo artigo sobre o Iluminismo vamos analisar a Fisiocracia ou Escola Fisiocrata, a versão francesa do Liberalismo Econômico.

HistoriAção Banner de Inscrição YouTube

Mapas Mentais e Infográficos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.