Iluminismo Despotismo Esclarecido Resumo

Iluminismo Despotismo Esclarecido Resumo

Neste artigo vamos analisar o Iluminismo e o Despotismo Esclarecido, uma espécie de mistura entre o absolutismo e algumas ideias liberais. Foi assim que surgiu a expressão déspotas esclarecidos.

Vídeo aula: Iluminismo Despotismo Esclarecido Resumo.

O Que é Despotismo Esclarecido?

O melhor caminho para iniciar este blog post é analisando o significado da palavra DÉSPOTA e da palavra ESCLARECIMENTO.

Quando você diz que alguém é um DÉSPOTA você está dizendo que esta pessoa é cruel, temida e que concentra todos os poderes em suas mãos. E, ainda, que ela tem o poder de decidir sobre a vida e a morte de outros indivíduos.  

É ele que dá a palavra final em todos os assuntos dentro da sociedade. Dito de outra maneira.

Déspotas eram os reis absolutistas que governavam os Estados europeus entre os séculos XV e XVIII durante a existência da Sociedade de Antigo Regime.

Vamos para a segunda parte que é a compreensão da palavra ESCLARECIMENTO.

Bom pessoal, esclarecimento é a condição adquirida pelas pessoas que tiveram acesso às ideias do Iluminismo.

Em outras palavras, com a compreensão da filosofia iluminista o indivíduo deixa de ser um ignorante e torna-se esclarecido em assuntos políticos, econômicos, sociais e culturais.

Portanto, esclarecimento significa a condição adquirida pela pessoa atingida pelas ideias iluministas.

Então, Despotismo Esclarecido nada mais foi do que os reis absolutistas que adotaram algumas ideias iluministas em seus governos.

Adoção de Ideias Iluministas. Porém, de forma seletiva

O que é Despotismo Esclarecido?
O que é Despotismo Esclarecido?

Se você acompanhou todas as aulas até aqui deve estar achando que eu estou cometendo um erro gravíssimo, pois logo na primeira aula eu disse que Iluminismo e Absolutismo eram ideias opostas e divergentes em relação a organização política de uma sociedade.

Este raciocínio não está errado. Porém, é preciso dizer que os déspotas esclarecidos adotam o princípio da seletividade na adoção das ideias iluministas.

Ou seja, eles só adotaram aquelas ideias iluministas capazes de fortalecer e enriquecer o Estado.

Não houve de forma alguma a intenção de promover a liberdade política, a liberdade de expressão e a tolerância religiosa.      

Comunidade HistoriAção Humanas

Portanto, podemos dizer que o Despotismo Esclarecido foi a adoção de ideias iluministas pelos reis absolutistas.

Sua real intenção era promover reformas em seus Estados, porém, sem abrir mão do poder político centralizado em sua pessoa.

Déspotas Esclarecidos

Os Déspotas Esclarecidos adotaram principalmente reformas econômicas inspiradas em alguns princípios do Liberalismo, pois na verdade sua única intenção era tornar seus Estados mais ricos e poderosos.

Vamos agora analisar um caso para compreender como o Despotismo Esclarecido foi adotado na prática.

Em Portugal um Déspota Esclarecido muito conhecido foi o Marquês de Pombal, o Ministro do rei D. Jose I, entre os anos de 1750 e 1777.

Pombal combateu o domínio que os ingleses haviam estabelecido no comércio português e paralelamente estimulou o comércio e o desenvolvimento das manufaturas portuguesas.

O objetivo aqui é bem claro: enriquecer o Reino português. Pombal também foi responsável pela expulsão dos jesuítas de Portugal e de todas suas colônias, uma vez que esta ordem religiosa havia adquirido muito poder e estava colocando sérios obstáculos para que o rei pudesse governar sem que houvesse a interferência da Igreja.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

No lugar da educação dominada pelos jesuítas Pombal implantou a educação leiga, ou seja, uma educação sem a interferência da Igreja Católica.

O objetivo aqui também é bem claro. Os jesuítas e a Igreja católica haviam adquirido um grande poder que estava entrando em concorrência com o rei D. José I., Portanto, Pombal adotou medidas para enfraquecer os religiosos católicos e fortalecer a autoridade de seu rei.  

Em resumo, que fique bem claro. O Despotismo Esclarecido adotou apenas as ideias iluministas que tinham a capacidade de tornar os reis ainda mais fortes do que eles eram.

Não houve de forma alguma a preocupação com a liberdade política, liberdade econômica e a liberdade de expressão.

É importante que você compreenda que os outros casos de Despotismo Esclarecido presentes neste quadro têm exatamente o mesmo objetivo.

HistoriAção Banner de Inscrição YouTube

Mapas Mentais e Infográficos

Blog Historiação Humanas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 107 mil inscritos no YouTube e 9.200.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.