Milagre Econômico Brasileiro Resumo 1968-1973

Milagre Econômico Brasileiro Resumo (1968-1973): Ditadura Militar no Brasil

Governo Costa e Silva: o início do “Milagre”

Neste artigo sobre a Ditadura Militar no Brasil você encontrará um resumo sobre o Milagre Econômico Brasileiro iniciado no governo de Costa e Silva. Daremos destaque para o Milagre Brasileiro, um momento de forte crescimento da economia nacional durante a Ditadura.

O que foi o Milagre Econômico Brasileiro?

O Milagre Econômico Brasileiro ocorreu ente 1968 e 1973, momento em que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu de 4% para 14%. Neste período da Ditadura Militar tivemos a redução das taxas de inflação, a forte entrada do capital estrangeiro no país, pesados investimentos nos setores industrial, energético, telecomunicações, siderúrgico, petroquímico, agricultura, mineração, pecuária, sistema bancário, financeiro e construção civil. O salto impressionante do PIB fez o Brasil alcançar a posição de oitava maior economia do mundo no início da década de 1970.Milagre Econômico Brasileiro

O Milagre Brasileiro e a Propaganda Estatal

O crescimento da economia brasileira foi o principal instrumento de propaganda utilizado pela Ditadura para conquistar popularidade e legitimar a competência do governo liderado pelos militares.

Entre os anos de 1968 e 1973 ocorreu o conhecido Milagre Econômico Brasileiro, expressão criada para fazer referência a um momento de acelerado crescimento da economia nacional.

O Milagre Econômico Brasileiro foi utilizado como forma de propaganda do governo militar com o objetivo de conquistar o apoio da população. Foi nesta época que surgiram slogans tais como “Brasil: ame-o ou deixe-o” e “Ninguém segura este país”.

Esta propaganda que exaltava as conquistas econômicas sob a liderança dos militares acabou servindo para esconder a violência praticada pelo governo e para enfraquecer os grupos políticos de oposição.

Milagre Econômico Brasileiro Resumo (1968-1973): Ditadura Militar no Brasil

As Consequências do Milagre Econômico Brasileiro

Entretanto, o Milagre Econômico Brasileiro teve um efeito colateral muito negativo. Este foi um período de forte concentração de renda, situação que favoreceu, sobretudo, a classe média brasileira, o grupo social que mais aproveitou todas as oportunidades proporcionadas pelo momento favorável da economia.

De certa forma os trabalhadores também foram favorecidos, pois este foi um período de crescimento da oferta de vagas de emprego.

Entretanto, não há qualquer forma de comparar o favorecimento da classe média em relação a massa de trabalhadores brasileiros. O primeiro grupo foi sem sombra de dúvidas o que mais tirou proveito do crescimento econômico ocorrido entre 1968 e 1973.

A concentração de renda neste período foi tão absurda que o Ministro da Fazenda Delfim Neto criou uma expressão que ficou marcada na História. Segundo ele era preciso, antes de tudo, fazer o bolo crescer para só depois ter condições de dividi-lo.

Comunidade HistoriAção Humanas

Ou seja, era necessário primeiramente fazer a economia brasileira crescer para depois dividir os ganhos com toda a população.

No entanto, até o momento em que este artigo foi sendo escrito, ou seja, mais de 50 anos depois da implantação da ditadura militar, uma das principais características sociais do Brasil é a concentração de renda, ou seja, a maior parte da riqueza nacional continua concentrada nas mãos de poucas pessoas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A Crise do Petróleo de 1973 e o Fim do Milagre Brasileiro

O Milagre Econômico Brasileiro foi encerrado em 1973. Neste ano ocorreu a famosa Crise do Petróleo, responsável pelo aumento do preço do produto a altitudes nunca antes vistas no mercado internacional.

Como consequência teve início uma recessão econômica que atingiu todas as economias no mundo. Esta recessão econômica atravessou a década de 1970 e perdurou até o fim dos anos 80, fazendo com que aquele momento ficasse conhecido como a década perdida em razão dos baixíssimos níveis de crescimento econômico verificados em todo o planeta.

Governo Médici: A Parte Final do Milagre

O governo de Costa e Silva foi encerrado em agosto de 1969. O presidente da república teve problemas de saúde e precisou ser afastado.

Uma junta militar ocupou o seu lugar e foi responsável pela modificação na Constituição de 1967 por meio da Emenda Constitucional nº 1. O objetivo era fortalecer e concentrar ainda mais os poderes do executivo.

Esta junta militar foi responsável pela escolha de outro general da Linha Dura para ocupar o posto de presidente da república. O escolhido foi o general Emílio Garrastazu Médici. Ele e seu governo serão analisados a partir de nossa próxima vídeo aula.

Inscreva-se em nosso canal, curta, comente e compartilhe nossos vídeos entre seus amigos.

HistoriAção Banner de Inscrição YouTube
Canal HistoriAção Humanas

Compartilhe esta informação e ajude a manter o canal Historiação Humanas. Desde já, o nosso muito obrigado! Um forte abraço e até a nossa próxima aula!

Blog HistoriAção

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 107 mil inscritos no YouTube e 9.200.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.