o que é pré-história? Resumo

Neolítico ou Idade da Pedra Polida

O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, é um período infinitamente menor que o Paleolítico.  Porém, neste curto intervalo da evolução humana durante a Pré-História ocorreram grandes transformações, que por sua vez, alteraram para sempre o rumo das sociedades humanas.

O Período Neolítico começa em 10.000 a.C e vai até 4.000 a.C. mais ou menos. Veja mais detalhes em nossa Linha do Tempo da Pré-História.

O Neolítico também é conhecido como Idade da Pedra Polida, pois os instrumentos que antes eram feitos de pedra lascada e possuíam um acabamento mais rudimentar transformaram-se de forma significativa.

Estes instrumentos foram polidos, aperfeiçoados e aprimorados para usos específicos dentro do cotidiano. Em outras palavras, a capacidade de polimento dos instrumentos na Pré-História aumentaram de forma exponencial a capacidade de modificação do ambiente por meio da realização de trabalhos cada vez mais sofisticados.

Foi no Neolítico que ocorreu a domesticação dos animais selvagens, o que diminuiu a dependência em relação à caça. Dito de outra forma, o homem descobriu como desenvolver a pecuária e dessa forma, ter uma fonte recorrente e previsível de fornecimento de carne.

O que foi a Pré-História?

Pré-História é o período em que ocorreu o desenvolvimento biológico do homem, o aumento de seu volume cerebral, da escrita e da linguagem. Na Pré-História foram feitas conquistas tecnológicas: o homem aprendeu a dominar o fogo, a viver em sociedade, técnicas de fundição e desenvolveu a agricultura.

Quais são as três fases da Pré-História?

A Pré-História estuda a origem do homem a cerca de 4 milhões de anos atrás e vai até a invenção da escrita em 3.300 a.C. Ela se divide em período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) e Período Neolítico (ou Idade da Pedra Polida). A Idade dos Metais ocorrida por volta de 5.000 anos a.C ainda faz parte do Neolítico.

O que foi o Período Paleolítico?

O período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) começou há cerca de 4 milhões de anos atrás na Era Terciária (quando temos o surgimento do primeiro hominídeo: o Australopithecus), e vai até 10 mil anos antes de Cristo (a.C). Nesta fase os ancestrais do homem possuíam uma vida nômade e economia coletora. As ferramentas eram feita de forma rudimentar utilizando ossos, pedra e madeira. Na fase final do Paleolítico ocorre o domínio do fogo e o desenvolvimento da Pintura Rupestre.

O que foi o Período Neolítico?

O Período Neolítico começa em 10.000 a.C e vai aproximadamente até 4.000 a.C. O Neolítico também é conhecido como Idade da Pedra Polida, pois os instrumentos produzidos ganharam precisão e usos específicos. Ocorreu a domesticação dos animais selvagens e a Revolução Agrícola que tornou o homem sedentário. Temos ainda a Idade dos Metais por volta de 5.000 anos a.C, momento em que as comunidades sedentárias desenvolveram a tecnologia da fundição e manipulação dos metais, conhecida como metalurgia.

Vídeo-aula: Neolítico ou Idade da Pedra Lascada

Revolução Agrícola

Preste atenção. Aqui nós temos uma das mais formidáveis conquistas evolutivas e culturais de todos os tempos entre os seres humanos até este momento: trata-se da Revolução Agrícola.

A Revolução Agrícola foi o desenvolvimento da agricultura, que por sua vez, permitiu o abandono da vida nômade e a adoção do sedentarismo. Ou seja, os seres humanos deixaram de se deslocar constantemente por diversas regiões em busca de comida, abrigo e água e tornaram-se sedentários.

Revolução agrícola e sedentarismo no Neolítico.
Revolução agrícola e sedentarismo no Neolítico.

Ou seja, adotaram uma moradia fixa, com carne, cereais, frutas e água sempre à disposição, reduzindo drasticamente a sua vulnerabilidade diante da instabilidade do clima para obtenção de alimentos.

Houve, portanto, o abandono de uma economia coletora e adoção de uma economia produtora de alimentos em grande escala. Os homens tornaram-se capazes de produzir os seus próprios alimentos por meio da agricultura e do pastoreio.

Sedentarismo

Todos esses fatores conjuntamente permitiram o desenvolvimento do sedentarismo. Os homens não tinham mais que se deslocar constantemente em busca dos seus próprios alimentos, porque agora eles eram capazes de produzi-los.

O sedentarismo, mais o aumento da produção de alimentos, teve como efeito o crescimento populacional e o aumento do tempo de vida dos grupos humanos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Foi nessa fase que ocorrem também a especialização do trabalho, a criação das hierarquias sociais e a organização do Estado.

Em outras palavras, a divisão do trabalho foi a divisão das tarefas dentro da comunidade, divisão e especialização que tornou-se cada vez mais sofisticada até alcançar um grande nível de complexidade, algo que pode ser comprovado com as duas mais famosas sociedade hidráulicas da antiguidade: Egito e Mesopotâmia.

BANNER INSCRIÇÃO NO YOUTUBE 2

Vejamos agora alguns detalhes para que você possa compreender o tamanho das modificações ocorridas neste curto intervalo de 6000 mil anos que representa o Período Neolítico.

Idade dos Metais

Nós temos aqui ferramentas feitas de pedra polida fabricadas por seres humanos neste período. São artefatos encontrados a partir do trabalho desenvolvido pela arqueologia.

Por volta de 5000 mil anos a.C teve início um período que ficou conhecido como Idade dos Metais. Observação: a Idade dos Metais ainda faz parte do Período Neolítico.

Idade dos Metais
Idade dos Metais

As comunidades sedentárias desenvolveram a tecnologia da fundição e manipulação dos metais. A metalurgia do ferro foi importantíssima, pois possibilitou a produção de armas e de ferramentas mais eficientes e mais duráveis, que eram utilizadas tanto na caça quanto na agricultura.

Além disso, aqueles grupos humanos que dominavam as técnicas de fundição tiveram uma vantagem competitiva na disputa pelo território que apresentada melhores pastagens e condições adequadas para o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.

A conclusão e a revisão sobre a Pré-História serão apresentadas em nossos próximos blog posts.

PRÉ-HISTÓRIA Slides ppt

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.