o que é pré-história

Paleolítico ou Idade da Pedra lascada

Divisão do tempo na Pré-História: Culturas Pré-Históricas

Como é feita a divisão do tempo na Pré-História? Chegou o momento de analisar o desenvolvimento das culturas pré-históricas e o nosso ponto inicial é o período Paleolítico ou Idade da Pedra lascada.

O que foi a Pré-História?

Pré-História é o período em que ocorreu o desenvolvimento biológico do homem, o aumento de seu volume cerebral, da escrita e da linguagem. Na Pré-História foram feitas conquistas tecnológicas: o homem aprendeu a dominar o fogo, a viver em sociedade, técnicas de fundição e desenvolveu a agricultura.

Quais são as três fases da Pré-História?

A Pré-História estuda a origem do homem a cerca de 4 milhões de anos atrás e vai até a invenção da escrita em 3.300 a.C. Ela se divide em período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) e Período Neolítico (ou Idade da Pedra Polida). A Idade dos Metais ocorrida por volta de 5.000 anos a.C ainda faz parte do Neolítico.

O que foi o Período Paleolítico?

O período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) começou há cerca de 4 milhões de anos atrás na Era Terciária (quando temos o surgimento do primeiro hominídeo: o Australopithecus), e vai até 10 mil anos antes de Cristo (a.C). Nesta fase os ancestrais do homem possuíam uma vida nômade e economia coletora. As ferramentas eram feita de forma rudimentar utilizando ossos, pedra e madeira. Na fase final do Paleolítico ocorre o domínio do fogo e o desenvolvimento da Pintura Rupestre.

O que foi o Período Neolítico?

O Período Neolítico começa em 10.000 a.C e vai aproximadamente até 4.000 a.C. O Neolítico também é conhecido como Idade da Pedra Polida, pois os instrumentos produzidos ganharam precisão e usos específicos. Ocorreu a domesticação dos animais selvagens e a Revolução Agrícola que tornou o homem sedentário. Temos ainda a Idade dos Metais por volta de 5.000 anos a.C, momento em que as comunidades sedentárias desenvolveram a tecnologia da fundição e manipulação dos metais, conhecida como metalurgia.

Vídeo-aula: Paleolítico ou Idade da Pedra lascada

Paleolítico

O Paleolítico é o começo de tudo a 4 milhões de anos atrás e se estende até 10 mil anos antes de cristo (10.000 a.C). Ou seja, é tempo pra caramba. O Paleolítico também é conhecido como Idade da Pedra Lascada.

Nessa fase os nossos ancestrais tinham uma vida nômade e uma economia coletora. Em primeiro lugar, nômade significa que eles não tinham moradia fixa e se deslocavam constantemente à medida em que encontravam caça, pesca e frutos para serem coletados.

Paleolítico ou Idade da Pedra lascada
Paleolítico ou Idade da Pedra lascada

Neste período temos a utilização de ferramentas feitas com ossos, pedra e madeira com um polimento ainda muito rudimentar.

A vida era comunitária e os hominídeos do Período Paleolítico viviam em pequenos grupos familiares.

Paleolítico Inferior

O Paleolítico pode ser dividido em duas fases: paleolítico inferior e paleolítico superior. O Paleolítico Inferior vai de 4 milhões até 300 mil anos atrás. Além de todas as características citadas anteriormente é preciso destacar neste período a ausência do domínio do fogo.

Período Paleolítico Inferior
Período Paleolítico Inferior

O fogo ainda não era dominado pelos nossos ancestrais e a vida se constituía basicamente da caça organizada em pequenos grupos. Essa organização era o que permitia caçar animais muito maiores e mais fortes do que os primeiros seres humanos.

A outra fase do desenvolvimento do período paleolítico é chamado de Paleolítico Superior. Atenção, muita atenção nessa hora.

Paleolítico Superior ou Período Mesolítico

O Paleolítico Superior também é chamado de Período Mesolítico. É nessa fase que os nossos ancestrais desenvolveram as técnicas de domínio do fogo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Fogo que passou a ter inúmeras aplicações. Ele era utilizado para aquecimento nas noites frias, para o cozimento dos alimentos, para a iluminação durante a noite, que por sua vez, era também um instrumento de defesa contra os predadores. E, obviamente, o fogo também era utilizado na caça.

O domínio da produção de fogo foi uma tecnologia que transformou de maneira drástica a qualidade de vida de nossos ancestrais.

BANNER INSCRIÇÃO NO YOUTUBE 2

Pintura Rupestre

Pré-História: Pintura Rupestre
Pré-História: Pintura Rupestre

Foi também no Paleolítico Superior que ocorreu o desenvolvimento da Pintura Rupestre ou Registro Rupestre, encontrada em grutas. cavernas e também ao ar livre.

A Pintura Rupestre sempre representava animais e figuras humanas. A Pintura Rupestre fazia parte do universo simbólico e religioso dos nossos ancestrais. Representar rituais de caça nas paredes funcionava como uma preparação para uma tarefa que iria garantir o alimento e a sobrevivência da comunidade ou grupo familiar.

Em nosso próximo blog post vamos analisar o Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, momento em que também tivemos a Revolução Agrícola e a idade dos Metais.

PRÉ-HISTÓRIA Slides ppt

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.