fbpx
o que é pré-história? Resumo

Pré-História: Criacionismo e Evolucionismo

Quando falamos sobre a Pré-História sempre surgem discussões sobre o criacionismo e o evolucionismo. O objetivo deste artigo é apresentar as características do criacionismo e sua concepção religiosa. Entretanto, a nossa abordagem segue um parâmetro científico fundamentado na Teoria Evolucionista de Charles Darwin.

Esta abordagem nos permitirá responder adequadamente a seguinte pergunta: O que é Pré-História?

O Que é Criacionismo?

De acordo com o Criacionismo, Deus criou o homem e tudo que existe no universo. Essa é a origem da vida segundo esta explicação religiosa que dominou o mundo cristão ocidental até o século XIX.

Na bíblia, no livro Gênesis, temos a descrição de Deus criando um homem (Adão) do pó da terra e à mulher (Eva) de sua costela. Então, de acordo com o Criacionismo, é impossível pensar o mundo e a humanidade sem a presença da intervenção divina.

O que de certa forma conforta as pessoas e tira a responsabilidade do homem pelo mau que ele mesmo pratica no mundo todos os dias. A imagem em destaque mostra justamente a presença de Deus criando Eva a partir da costela de Adão.

Bom, eu expliquei para você sobre o Criacionismo para que possamos compreender o contexto histórico em que surgiu a teoria evolucionista, a base fundamental sobre a qual esta aula foi planejada.

Em outras palavras, aqui nesta aula eu adoto o ponto de vista a teoria evolucionista. Aliás, todos os livros didáticos sérios que eu conheço fazem a mesma coisa.

É importante destacar que o Criacionismo é usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução.

Então borá lá para explicar a Teoria Evolucionista.

Pré-História: Evolucionismo

Para a teoria evolucionista a origem da vida está no processo de evolução. Esta foi a grande conclusão científica de Charles Darwin, naturalista inglês, que publicou uma obra revolucionária intitulada a “Origem das Espécies” no ano de 1859.

Neste livro, Charles Darwin afirma que os seres vivos, incluindo aí os seres humanos, passaram por um processo evolutivo ao longo de milhões de anos.

Segundo ele, teria ocorrido um processo de Seleção Natural que preservou aquelas espécies que conseguiram se adaptar às modificações do ambiente.

Segundo palavras do próprio Darwin, a espécie que sobrevive não é a mais forte e nem a mais inteligente, mas sim aquela que melhor se adapta às modificações impostas pelo ambiente.

Darwin chocou o mundo com sua teoria. Isso aconteceu porque pela primeira vez alguém tirava a discussão sobre a origem do homem do campo religioso e levou para o campo científico.

Darwin abandonou a explicação criacionista. Ao apresentar sua teoria evolucionista Charles Darwin desagradou boa parte do mundo, que era dominado por ideias religiosas no final do século XIX.

A ridicularização de Darwin e da teoria evolucionista
A ridicularização de Darwin e da teoria evolucionista

Nós estamos em pleno século XXI e ainda hoje existem escolas espalhadas ao redor do mundo que proíbem o ensino da Teoria Evolucionista, pois segundo elas, a hipótese Criacionista é única e legítima para explicar a origem do homem.

Comunidade HistoriAção Humanas

Outro ponto polêmico na teoria de Darwin é afirmação de que o surgimento do homem foi o resultado de um processo de evolução a partir de outros primatas.

Ou seja, o homem e os primatas teriam uma origem comum e se separaram ao longo do processo evolutivo. Essa afirmação de Darwin de que homem e primata tem uma origem comum no processo evolutivo foi intensamente ridicularizada no fim do século XIX e ao longo do século XX.

Porém, atualmente com os estudos e pesquisas de Engenharia Genética está comprovado que 98% do DNA humano é idêntico ao DNA de um chimpanzé.

Ou seja, mudanças mínimas na constituição do DNA são capazes de causar grandes diferenças entre espécies que tiveram origem em uma mesma matriz evolutiva.

Em outras palavras, o processo evolutivo do ‘Homo Sapiens’ a partir dos antigos primatas é algo incontestável do ponto de vista científico na atualidade.

Se você quiser mais informações sobre Charles Darwin, sua vida e os detalhes sobre a Teoria Evolucionista eu recomendo intensamente que você assista uma série de 4 programas exibidos pelo canal Globo News em 2009, data em que se comemorava o aniversário de 200 anos de nascimento de Darwin.

link dos vídeos está aqui. CHARLES DARWIN 200 ANOS – Especial GloboNews 2009.

Vai lá e assista porque é coisa muito boa e que vai complementar muito os seus estudos sobre a Pré-História.

E assim nós terminamos a explicação sobre a Teoria Evolucionista.

Agora é o momento de falar sobre os Dinossauros e esclarecer uma dúvida muito comum.

Os Homens Viveram Com Os Dinossauros?

os homens viveram com os dinossauros
Homens e dinossauros? Juntos?

Bom, os dinossauros habitaram o planeta Terra há cerca de 150 milhões de anos atrás e desapareceram por volta de 65 milhões de anos.

O desaparecimento dos dinossauros é explicado por uma colisão de um asteroide de cerca de 10 quilômetros de diâmetro que colidiu com o planeta Terra, exterminando todos os Dinossauros e cerca de 50% de todas as formas de vida que existiam naquele momento.

A extinção dos dinossauros foi o que proporcionou o desenvolvimento e evolução dos mamíferos, dentre eles os seres humanos. O mais antigo hominídeo registrado pela arqueologia teria existido a cerca de quatro milhões de anos atrás.

Ou seja, existe uma lacuna, um espaço de mais ou menos 61 milhões de anos entre o último dinossauro e o primeiro hominídeo.

Em outras palavras, eu estou afirmando que os Dinossauros e seres humanos nunca dividiram ao mesmo tempo o mesmo espaço no nosso planeta.

Blog HistoriAção Humanas

PRÉ-HISTÓRIA Slides ppt

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 107 mil inscritos no YouTube e 9.200.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Send this to a friend