o que é pré-história? Resumo

Pré-História: Evolução dos Hominídeos

Pré-História e evolução dos hominídeos. Este é o tema desse artigo que continua analisando o processo de hominização do homem.

Australopithecus (Macaco do Sul), Homo Habilis (Homem Habilidoso), Homo Erectus (Homem Ereto), Homo Neanderthalensis (Homem de Neandertal) e Homo Sapiens (Homem Sábio). Uma coisa é certa. O Homo Sapiens nem sempre este sozinho.

Não se esqueça de uma coisa: nesta aula predomina a abordagem da Teoria evolucionista de Charles Darwin. Portanto, a partir de agora você vai ver um breve resumo dos principais aspectos que confirmam a evolução da espécie humana.

Estas comprovações são possíveis a partir de diversos fósseis de nossos ancestrais encontrados em diversas partes do mundo. Então vamos lá.

Australopitecos

O primeiro hominídeo de nossos estudos é o Australopitecos, termo que significa macaco do sul. Era um bípede semi ereto que existiu a mais ou menos 4 milhões de anos atrás. Chegou a atingir 1 metro e meio de altura.

Aqui vai uma característica importante. O Australopitecos possuía o polegar invertido. Isso deu a ele a capacidade de manusear os instrumentos com uma precisão que os outros animais não tinham.

Polegar invertido significa a capacidade de realizar movimentos de altíssima precisão. Esta precisão dos movimentos por sua vez permitiu ao Australopitecos realizar trabalhos cada vez mais refinados e assim modificar o ambiente ao seu redor.

A capacidade craniana é um elemento que eu vou destacar o tempo todo. O volume do crânio do Australopitecos estava entre 380 e 550 cm³.

O aumento do volume cerebral significa o aumento da capacidade de organização simbólica, linguística e cultural dos seres humanos em relação às demais espécies.

Antes que eu me esqueça é importante destacar que a carne já fazia parte da dieta do Australopitecos. Portanto ele já era um carnívoro.

Homo Habilis

Vamos analisar o nosso próximo hominídeo: Trata-se do Homo Habilis, termo que significa homem habilidoso. O Homo Habilis possuía características físicas semelhantes ao Australopitecos.

Ele existiu entre 2 milhões e meio a um milhão e meio de anos atrás. O Homo Habilis atingiu uma estatura maior, atingindo 1 metro e 57 centímetros de altura. Proporcionalmente verificamos também o aumento do seu volume cerebral, que ficou entre 550 e 680 cm³.

Observação: o aumento da capacidade craniana significa o aumento da cognição, aumento da inteligência, aumento da capacidade de compreender e de manipular o ambiente que estava ao seu redor.

BANNER INSCRIÇÃO NO YOUTUBE 2

Tanto é que o Homo Habilis foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas feitas de pedra lascada. Ele também incluiu a carne na sua alimentação.

Homo Erectus

O nosso próximo hominídeo é o Homo Erectus, termo que significa homem ereto. O Homo Erectus era um bípede com a capacidade de se manter ereto e que existiu em nosso planeta entre 1,8 milhão e 50 mil anos atrás. Atingiu a estatura de 1 metro e 70 centímetros de altura.

Ele também utilizava o fogo para se proteger dos animais selvagens. Verificamos aqui mais um aumento do seu volume cerebral, que ficou entre 750 e 1250 cm³.

Volto a repetir. O aumento do volume cerebral significa o aumento da inteligência e o aumento da capacidade de abstração. Tanto é que ele já tinha a capacidade de produzir objetos de pedra e de madeira.

Homem de Neandertal

Homem de Neandertal
Homem de Neandertal

Os Neandertais foram os primeiros hominídeos a desenvolver objetos de pedra lascada com pontas. Porém, eles ainda estavam bem distantes do desenvolvimento do arco e flecha.

Estudos sobre as fraturas ósseas dos Neandertais indicam que eles provavelmente tinham que se aproximar muito dos grandes animais que eles estavam caçando.

E, por isso, se expunham a grande risco de vida e quase sempre saiam da caça lesionados. Em outras palavras, quase sempre tinha um Neandertal com um osso quebrado depois da caça de grandes mamíferos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Homo Sapiens

Vamos terminar o nosso quadro comparativo falando do Homo Sapiens, termo que significa homem sábio.

O Homo Sapiens era um caçador carnívoro. Ele é a origem da espécie atual da humanidade, tendo surgido entre 200 e 150 mil anos atrás.

Foi o Homo Sapiens que desenvolveu a habilidade para produzir objetos de dimensões reduzidas, o que significa alta precisão na produção de produtos e ferramentas para usos específicos no seu dia-a-dia.

Houve também o desenvolvimento da Pintura Rupestre, da construção de estatuetas e também o desenvolvimento do pensamento abstrato e simbólico, o que significa o desenvolvimento da linguagem em alta complexidade, aumentando assim a capacidade de comunicação entre os seres humanos.

Isso foi possível devido ao desenvolvimento da capacidade craniana. O volume cerebral do Homo Sapiens atingiu os estágios atuais ficando em torno de 1400  a 2000 cm³.

Isso permitiu o desenvolvimento do arco e flecha, das embarcações, da cerâmica, tecelagem e agricultura. Ou seja, toda a complexidade das culturas humanas na Pré-História foi alcançada nessa fase de desenvolvimento do Homo Sapiens.

PRÉ-HISTÓRIA Slides ppt

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 98 mil inscritos no YouTube e 8.300.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.