Pré-História: Invenção da Escrita
É fundamental esclarecer as relações entre a Pré-História e a invenção da escrita. O desenvolvimento da escrita foi um avanço fundamental no processo de evolução dos hominídeos e que nos ajuda a responder a pergunta: O que é Pré-história?
Mais ou menos por volta de 3 mil e trezentos anos antes de Cristo ocorreu o surgimento da escrita, outra tecnologia que mudou para sempre os rumos da humanidade.
Veja mais detalhes sobre a divisão destes período em nossa Linha do Tempo da Pré-História.
O domínio da linguagem acelerou de maneira frenética o desenvolvimento das sociedades humanas.
Curiosamente a escrita surgiu em diferentes lugares e em diferentes momentos, de acordo com o desenvolvimento de cada comunidade humana.
Conforme nós já falamos anteriormente até hoje existem grupos humanos que não se utilizam da escrita e se organizam a partir da tradição oral. Isto reforça a ideia de que a escrita se desenvolveu de formas diferentes nas várias regiões do mundo.
Desse modo, quando falamos em Pré-História é muito mais adequado analisar o processo de hominização do homem do que limitá-la a um período de milhões de anos em que ainda não existia a tecnologia da escrita.
Os Usos da Escrita
O uso da escrita esteve relacionado à religião, ao poder dos chefes políticos locais, a conservação dos calendários e à transmissão do conhecimento sem o suporte oral.
Ou seja, aquele indivíduo que fosse detentor de um grande conhecimento e registrasse tudo por meio da escrita permitia que a comunidade tivesse acesso a toda a sua experiência mesmo depois de sua morte. Essa é a grande maravilha da tecnologia conhecida como escrita.
A partir do momento que as informações e os conhecimentos puderam ser colocados em um suporte escrito isso permitiu que a informação e o conhecimento ganhassem durabilidade.
Em outras palavras, a escrita possibilitou que as novas gerações recebessem de graça o conhecimento construído durante milênios, a duras penas, pelas sociedades antepassadas.
Conhecimento e Informação
Dessa forma, os processos de utilização desse conhecimento para fins práticos de trabalho e modificação do ambiente ficaram cada vez mais acelerados, permitindo melhorias cada vez mais significativas a cada nova geração que recebia essas informações e esses conhecimentos.
Dito de outra forma, era possível conhecer mais e melhor a partir das bases de conhecimento construídas por nossos antepassados.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Com o desenvolvimento da escrita e a preservação da informação tornou-se possível corrigir o que não funcionava tão bem, aprofundar aquilo que estava correto e interligar informações de diferentes origens, criando bases de conhecimento completamente inéditas, tornando a vida material e cultural das comunidades humanas cada vez mais estáveis, seguras e confortáveis.
Em nosso próximo blog post apresentaremos a revisão e a conclusão da Pré-História.
Blog HistoriAção Humanas
- A Era das Revoluções
- Brasil Colônia
- Como Estudar Para o ENEM
- Crise de 1929
- Ditadura Militar no Brasil
- História Contemporânea
- História da Arte
- HistoriAção Humanas
- Iluminismo
- Império Napoleônico
- Inconfidência Mineira
- Introdução aos estudos históricos
- Mapas Mentais
- Período Joanino Resumo (1808-1821)
- Pré-História
- Redação ENEM
- Revolução Francesa
- Revoluções Burguesas
- Slides
- Sociedade século XXI
- Temas Livres