fbpx
o que é pré-história? Resumo

Pré-História: Invenção da Escrita

É fundamental esclarecer as relações entre a Pré-História e a invenção da escrita. O desenvolvimento da escrita foi um avanço fundamental no processo de evolução dos hominídeos e que nos ajuda a responder a pergunta: O que é Pré-história?

Mais ou menos por volta de 3 mil e trezentos anos antes de Cristo ocorreu o surgimento da escrita, outra tecnologia que mudou para sempre os rumos da humanidade.

Veja mais detalhes sobre a divisão destes período em nossa Linha do Tempo da Pré-História.

O domínio da linguagem acelerou de maneira frenética o desenvolvimento das sociedades humanas.

Curiosamente a escrita surgiu em diferentes lugares e em diferentes momentos, de acordo com o desenvolvimento de cada comunidade humana.

Conforme nós já falamos anteriormente até hoje existem grupos humanos que não se utilizam da escrita e se organizam a partir da tradição oral. Isto reforça a ideia de que a escrita se desenvolveu de formas diferentes nas várias regiões do mundo.

Desse modo, quando falamos em Pré-História é muito mais adequado analisar o processo de hominização do homem do que limitá-la a um período de milhões de anos em que ainda não existia a tecnologia da escrita.

Os Usos da Escrita

O uso da escrita esteve relacionado à religião, ao poder dos chefes políticos locais, a conservação dos calendários e à transmissão do conhecimento sem o suporte oral.

Comunidade HistoriAção Humanas

Ou seja, aquele indivíduo que fosse detentor de um grande conhecimento e registrasse tudo por meio da escrita permitia que a comunidade tivesse acesso a toda a sua experiência mesmo depois de sua morte. Essa é a grande maravilha da tecnologia conhecida como escrita.

A partir do momento que as informações e os conhecimentos puderam ser colocados em um suporte escrito isso permitiu que a informação e o conhecimento ganhassem durabilidade.

Em outras palavras, a escrita possibilitou que as novas gerações recebessem de graça o conhecimento construído durante milênios, a duras penas, pelas sociedades antepassadas.

Pré-História e invenção da escrita.
A Pré-História acabou com a invenção da escrita?

Conhecimento e Informação

Dessa forma, os processos de utilização desse conhecimento para fins práticos de trabalho e modificação do ambiente ficaram cada vez mais acelerados, permitindo melhorias cada vez mais significativas a cada nova geração que recebia essas informações e esses conhecimentos.

Dito de outra forma, era possível conhecer mais e melhor a partir das bases de conhecimento construídas por nossos antepassados.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Com o desenvolvimento da escrita e a preservação da informação tornou-se possível corrigir o que não funcionava tão bem, aprofundar aquilo que estava correto e interligar informações de diferentes origens, criando bases de conhecimento completamente inéditas, tornando a vida material e cultural das comunidades humanas cada vez mais estáveis, seguras e confortáveis.

Em nosso próximo blog post apresentaremos a revisão e a conclusão da Pré-História.

Blog HistoriAção Humanas

PRÉ-HISTÓRIA Slides ppt

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 107 mil inscritos no YouTube e 9.200.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Send this to a friend