o que é pré-história? Resumo

Pré-História Linha do Tempo: Períodos e Divisões

Chegou o momento de falar sobre a Linha do Tempo da Pré-História ou as divisões da Pré-História.

Vamos começar analisando rapidamente esta linha do tempo sobre a evolução da humanidade.

Quais São as Divisões da Pré-História?

Divisão dos períodos pré-históricos.

Nós temos aqui em destaque os períodos Paleolítico e Neolítico. O período Paleolítico começou há 4 milhões de anos atrás, ainda na Era Terciária (quando temos o surgimento do primeiro hominídeo: o Australopithecus), e vai até 10 mil anos antes de Cristo (a.C). Ou seja, é um período de tempo grande pra caramba.

Termina o Paleolítico e começa o período Neolítico que vai de 10 mil a 4 mil anos antes de Cristo (a.C).

Logo depois nós temos em destaque o início do chamado período histórico, de acordo com historiografia tradicional, momento em que ocorre o surgimento da escrita na Mesopotâmia mais ou menos no ano de 3.300 antes de Cristo (a.C).

Essa linha do tempo passa pelo ano 1 com o nascimento de Jesus Cristo se estende até os dias atuais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Tempo e Pré-História

Nos próximos dois slides nós vamos apresentar algumas informações básicas sobre as relações entre o tempo e a Pré-História. Então presta muita atenção porque as informações a seguir são muito importantes.

Vamos então aos detalhes do período Pré-Histórico. Em primeiro lugar, o nosso planeta tem cerca de 4,6 bilhões de anos. O surgimento do primeiro homem é, portanto, muito recente se comparado com a formação do planeta Terra, pois aconteceu “apenas a 4 milhões” de anos atrás.

Tratar de um período tão extenso é uma tarefa das mais complicadas. Por isso, foram criadas divisões como Paleolítico, Paleolítico superior, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais, por exemplo, apenas para que você possa compreender o tema.

Essas divisões foram criadas para facilitar a sua compreensão. O termo Pré-História diz respeito ao período que vai do aparecimento do homem (a 4 milhões de anos atrás) até o surgimento da escrita (na Mesopotâmia).

É importante destacar essa informação, pois essa é uma definição tradicional da História que serve apenas como referência de localização no tempo. Ou seja, o simples fato de não possuir escrita não significa que não houve história antes do ano 3.300 a.C.

Comunidade HistoriAção Humanas

Existia História Antes da Escrita?

Tempo, escrita e História.

Há muitas décadas a disciplina de História faz o uso de diversas, de múltiplas fontes históricas para reconstituir o passado da história humana.

Pinturas Rupestres, descobertas arqueológicas, fósseis, construções arquitetônicas, tudo isso é fonte histórica utilizada pelo historiador e por outros especialistas para fazer esse trabalho de compreensão do passado.

É importante salientar isso porque a ausência de escrita não significa de forma alguma a ausência de história.

Além disso, até os dias atuais nós temos povos que não possuem escrita, vivem da coleta e da caça, e se organizam a partir da tradição oral, assim como aconteceu há 10 mil anos atrás.

E nem por isso nós podemos chamar esses povos de Pré-Históricos.

Então, podemos tirar mais uma conclusão. O desenvolvimento dos grupos humanos não foi homogêneo em todas as regiões do planeta.

Outra consideração importante. Como já dissemos a Pré- História é um período extremamente longo. As informações apresentadas nesta aula basearam-se nas fontes mais confiáveis possíveis.

Porém, mesmo entre os especialistas da Arqueologia, da Antropologia, da História, dentre muitos outros profissionais, existem muitas divergências, principalmente no que diz respeito as datas de início e de término de um determinado período.

Portanto, a datação da Pré-História é uma base de referência para os nossos estudos. É apenas uma referência para que você possa se localizar no tempo e no espaço. Não existe exatidão em relação a isso.

Blog HistoriAção Humanas

PRÉ-HISTÓRIA Slides ppt

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Já são mais de 107 mil inscritos no YouTube e 9.200.000 visualizações!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.